Notícias

12 livros para serem lidos por amantes do Direito

By Janeiro 29, 2021 Fevereiro 3rd, 2021 No Comments

Se tem uma coisa que o ano de 2020 nos ensinou, é dar valor às coisas simples da vida. Dentre essas maravilhas, está a leitura. Nossa equipe teve o cuidado de indicar 12 livros incríveis que irão transformar a sua forma de ver a vida.

A leitura é a arte que atravessa as fronteiras mais inalcançáveis do pensamento, derruba crenças limitantes e preconceitos, abre caminhos para novas possibilidades  e permite que tenhamos um olhar holístico das situações que nos acometem no dia a dia. Dessa forma, vamos fazer um breve spoiler dos livros sugeridos pelo nosso time!

1 – O caso dos exploradores de caverna – por: Lon Fuller

A obra fictícia, inspirada em fatos reais, relata a história de cinco membros de uma sociedade espeleológica que ficaram presos em uma caverna devido a um deslizamento de terra. Com apenas um rádio para se comunicarem com a equipe de resgate, estavam cientes de que levaria dias para serem resgatados, devido aos destroços que bloqueavam a saída.

Para que pudessem sobreviver a este terrível cenário, só existia uma forma: matar um deles para que os demais se alimentassem com a carne humana.

2 – A firma – por: John Grisham

Suspense, intriga judiciária e policial. O jovem Mitchell McDeere, um dos melhores estudantes de Direito em Harvard, começa a trabalhar em uma firma muito próspera, especializada em direito tributário. Depois da morte de dois sócios, donos da empresa, as suas desconfianças de que havia algo errado naquele lugar ficaram ainda mais evidentes.

Ao ser abordado pelo FBI, teve certeza de que a firma, apesar de ter alguns clientes relevantes, não passava de fachada para negócios ilícitos. McDeere então, se encontra num dilema: ou ele seria denunciado se não concordasse em ser um infiltrado pelo FBI na empresa, ou seria morto, caso alguém da firma descobrisse que ele era um informante.

3 – O primeiro ano: como se faz um advogado – por: Scott Turow

Este livro de Scott Turow, tornou-se uma bíblia para futuros advogados por tratar com clareza sobre as ideias e questões vivenciadas pelo autor durante o primeiro ano da faculdade de Direito. Com uma narrativa cativante e ao mesmo tempo provocante, o leitor aprende de uma forma intuitiva sobre as leis e escolas de direito, mas acima de tudo, fomenta como os seres humanos criam essas fórmulas de organização que regem as sociedades.

4 – A arte da guerra – por: Sun Tzu

Quer um livro que reúne psicologia, estratégia, meteorologia, topografia, política, economia, história, filosofia, literatura, ciências naturais e muito mais? Leia “A arte da guerra”. Todos esses assuntos citados, claro, estão direcionados ao tema de estratégia de guerrilha da época.

O tratado militar Chines, que deu nome ao livro, surgiu por volta do século V a.C. mas continua atual, como fonte preciosa de reflexão.

5 – Memórias do Cárcere – por: Graciliano Ramos

A triste narrativa trata-se de um dos depoimentos mais chocantes da literatura brasileira. Dividido em quatro volumes, a obra inacabada de Graciliano não possui um último capítulo, pois o escritor faleceu antes mesmo de concluir. Para este livro, trouxemos um pequeno trecho que define a tristeza e a humilhação vivenciada:

“O mundo se tornava fascista. Num mundo assim, que futuro nos reservariam? Provavelmente não havia lugar para nós, éramos fantasmas, rolaríamos de cárcere em cárcere, findaríamos num campo de concentração. Nenhuma utilidade representávamos na ordem nova. Se nos largassem, vagaríamos tristes, inofensivos e desocupados, farrapos vivos, fantasmas prematuros; desejaríamos enlouquecer, recolhermo-nos ao hospício ou ter coragem de amarrar uma corda ao pescoço e dar o mergulho decisivo. Essas idéias, repetidas, vexavam-me; tanto me embrenhara nelas que me sentia inteiramente perdido”.

6 – A sangue frio – por: Truman Capote

Com um cunho totalmente jornalístico, “A sangue frio” apresenta um crime real, que chocou uma pacata cidadezinha no interior dos Estados Unidos no ano de 1959. Truman Capote foi até essa localização, e com alguns anos de pesquisa, lançou em quatro edições na revista The New Yorker a grande reportagem que já levava o nome do livro.

Aqui, a discussão sobre pena de morte volta à tona, prática que até hoje ainda acontece em alguns países ao redor do mundo.

7 – O sol é para todos – por: Harper Lee

Como a proposta de uma grande reflexão, em “O sol é para todos”, a escritora norte-americana relata a vida de uma cidade tranquila no sul dos Estados Unidos. O nome dessa obra em inglês “To kill a mockingbird”, que significa a morte da inocência, traduz claramente os caminhos que a escritora nos leva a meditar durante a leitura de uma forma envolvente e encantadora. 

8 – Crime e castigo – por: Fiódor Dostoiévski

Angústia, revolta e compaixão a cada página folheada. O romance do século XIX desperta a nossa atenção para as mais diferentes percepções humanas, inclusive como a psicologia do homem (animal) está diariamente sujeita a abalos e distorções. 

9 – 1984 – por: George Orwell

O livro trata sobre as problemáticas que podem acontecer quando existe uma sociedade submersa em um sistema de poder controlador totalitário. Quer algo mais atual do que isso? Em uma leitura envolvente, você verá que “1984” traz uma discussão que é atemporal e pode ser observada nas fragilidades político-sociais presentes.

10 – A Pane – por: Friedrich Durrenmatt

O que era apenas uma brincadeira, se torna uma verdadeira sessão de revelações ocultas. Através da técnica psicanalítica aplicada pelo promotor ao caixeiro-viajante que aceitou despretensiosamente participar do momento de descontração, ele revela crimes que houvera cometido em diferentes momentos de sua vida.

11 – Revolução dos bichos – por: George Orwell

Considerado um dos melhores romances ingleses, o livro conta, em forma de metáfora, a traição soviética, declarando que, o que foi proposto inicialmente pelo novo sistema político teria sido deixado de lado no decorrer da Revolução. Algo que também é bastante atual e pode ser visto, de certa forma, em outros regimes governamentais atuantes no mundo.

12 – O Auto da Compadecida – por: Ariano Suassuna

Um clássico da literatura brasileira, “O Auto da Compadecida”, tem como perspectiva o sertão. No decorrer da história, o autor resgata os problemas enfrentados na região como a seca, a pobreza extrema e o coronelismo, e relata sobre personagens famosos do nordeste, como o próprio cangaceiro.   

Gostou dessas dicas? Conta para nós qual livro desses você já leu e adorou! Deixe um comentário em nossas redes sociais, vamos ficar felizes em conhecer a sua opinião.

Aproveite as sugestões. Boa leitura!

Fontes:

O Mezanino

Jus Brasil

Como se faz um advogado – Jus Brasil

A Arte da Guerra – Info Escola

Livro “Memórias do Cárcere”

Medium

Livro “O sol é para todos”

Livro “1984”

Livro “A Pane”

Livro “Revolução dos bichos”