top of page
Logo MS Branca.png

Auxílio-doença por anseidade cresce 76% e bate recorde do INSS

  • Q8 Tecnologia
  • 24 de mar.
  • 1 min de leitura

Os auxílios-doença concedidos por transtornos de ansiedade atingiram o maior número em dez anos, consolidando-se pelo quarto ano consecutivo como a principal causa de afastamentos no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social. Em seguida, aparecem os afastamentos por depressão, que também registraram um aumento expressivo.


Em relação ao ano passado, os casos de auxílio-doença por ansiedade cresceram 76%, enquanto os concedidos por depressão aumentaram 69%. No total, a concessão de benefícios por incapacidade temporária pelo INSS registrou alta de quase 40%.


Uma advogada trabalhista, para a Folha de S. Paulo, aponta que o crescimento da concessão de benefícios reflete o aumento dos casos de adoecimento mental na população. “As pessoas passaram a pandemia no modo sobrevivência, esperando que tudo voltasse ao normal, mas isso não aconteceu. Hoje temos o home office e o luto por parentes perdidos, o que impacta diretamente na saúde mental”, afirma.


A especialista também destaca a precarização das relações de trabalho como um dos fatores que contribuem para esse cenário. “Desde 2017, há um risco crescente de demissões e substituição de trabalhadores por autônomos. Equipes menores têm que dar conta do mesmo volume de tarefas, gerando maior carga de estresse”, explica.

 
 
 

Commentaires


bottom of page