top of page
Logo MS Branca.png

Pente-fino do INSS corta mais da metade dos auxílios-doença

  • Q8 Tecnologia
  • 24 de mar.
  • 1 min de leitura

O pente-fino realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou no corte de 52% dos auxílios-doença analisados entre o final de julho e dezembro de 2024. Segundo dados da Previdência Social, das 684 mil revisões feitas por meio de perícia médica, 356 mil benefícios foram cessados.


Para 2025, o INSS já planeja um novo pente-fino, desta vez focado em aposentadorias por incapacidade permanente. A revisão atingirá 802 mil benefícios de segurados que não passam por perícia há mais de dois anos.


O pente-fino tem como finalidade identificar benefícios que não atendem mais aos requisitos exigidos pela legislação, ou seja, o processo avalia se o segurado ainda está incapacitado para o trabalho. Se houver melhora no quadro clínico do segurado, o benefício pode ser cessado. Em alguns casos, o auxílio-doença pode ser convertido em aposentadoria por invalidez.


Para evitar problemas com o pente-fino, o beneficiário deve manter seus dados atualizados no sistema Meu INSS. Contudo, se forem convocados, os segurados são notificados para a revisão por diferentes canais, incluindo:


- Carta enviada para a residência;


- Aviso no sistema bancário (extrato de pagamento);


- SMS;


- Publicação de edital no Diário Oficial da União;


- Ligações da Central de Atendimento 135 pelo número (11) 2135-0135.

 
 
 

Comentarios


bottom of page