Notícias

Saiba como não cair em golpes com o Pix

By Janeiro 26, 2021 No Comments

O meio internacional para pagamentos instantâneos, conhecido no Brasil como Pix, desembarcou no país em outubro do ano passado e já é alvo de golpistas que querem corromper o sistema.

É preciso estar atento para não ser ludibriado por mensagens ou propostas que chegam por celulares ou computadores, oferecendo vantagens ou solicitando algum tipo de ação, como a entrega de informações e dados pessoais.

A estratégia mais recente criada por hackers, promete o retorno em dobro de valores depositados em algumas contas Pix específicas, discriminadas por mensagens de texto, e-mail, WhatsApp e redes sociais. Agências responsáveis por monitorar e rastrear esse formato de crime, já encontraram mais de 60 sites fakes que sondam informações de clientes.

Como medida de segurança, o Banco Central recomenda que toda e qualquer movimentação nesse sentido, só deve ser realizada através das plataformas oficiais de cada banco, bem como também pelos aplicativos de cada operadora financeira.

Não seja a próxima vítima!

Golpes virtuais são, infelizmente, muito comuns em nossa sociedade. Uma pesquisa feita no ano passado pela Refinaria de Dados, aponta que com a chegada da pandemia, a busca de informações pessoais e bancárias de brasileiros na “dark web” cresceu em 108%, entre março e maio de 2020. Por isso, separamos algumas dicas importantes para evitar qualquer tipo de violação de dados ou informações:

1 – Sabe aqueles links encurtados? Tenha sempre muito cuidado, só abra se você reconhecer a procedência!

2 – Qualquer tipo de link: só clique assim que tiver certeza de que é seguro.

3 – Não compartilhe nenhum tipo de código de verificação.

4 – Caso receba algum SMS, veja se o número de procedência é conhecido.

5 – Nunca confie em promoções muito vantajosas.

Qualquer dúvida ou desconfiança, entre em contato pelos meios oficiais da sua instituição bancária, ou vá até uma agência.

Nós, do escritório MS Advocacia, somos comprometidos com a sua segurança e bem-estar, conte conosco!

Fonte:

Jus Brasil

Golpes Virtuais