TST autoriza desconto de salário em caso de banco de horas negativo

Foi publicado que a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu a validade de uma convenção coletiva que autoriza o desconto de salário do empregado se o banco de horas estiver negativo. A decisão foi tomada de forma unânime. Segundo reconheceram os integrantes da turma, o acordado se sobrepõe ao legislado, conforme a mudança na Consolidação das Leis…

Leia Mais

Receita Federal apresenta novas regras do Imposto de Renda 2024

A Receita Federal anunciou as novas regras e facilidades para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023. Este ano promete marcar um avanço significativo na forma como os contribuintes vão prestar contas ao Fisco, com a expectativa de recebimento de aproximadamente 43 milhões de declarações. A partir do dia 15 de…

Leia Mais

Desenrola Brasil para MEIs e pequenas empresas deve ser lançado nos próximos dias

O Governo Federal está em fase de conclusão do Desenrola Brasil com foco nos pequenos negócios. O lançamento da nova política de crédito para empreendedores deve acontecer nos próximos dias, adiantou o presidente do Sebrae, durante agenda do Sebrae Pelo Brasil em Tocantins. O dirigente deve se encontrar na semana que vem com os ministros da Fazenda, do Empreendedorismo, e…

Leia Mais

Edital para cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista está aberto

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa que o edital nº. 01/2024, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com os prazos para que todos os empregadores se cadastrem no sistema Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), já está aberto. As empresas devem realizar o cadastro mesmo que não possuam atualmente empregados registrados. O DET permitirá a interação eletrônica entre os…

Leia Mais

Plataforma Gov.BR reforça segurança de usuários após atualizações

O Gov.BR, plataforma digital do governo brasileiro, mudou seu sistema de segurança, visando ampliar a proteção das contas de seus usuários. Uma das principais alterações é a reformulação da verificação em duas etapas, que passará a exigir a geração de um código de acesso sempre que uma nova autenticação for necessária. Com isso, o envio de notificações push para usuários…

Leia Mais

INSS não vai suspender benefícios de aposentados e pensionistas por falta de prova de vida presencial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender o benefício de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta de prova de vida presencial. Desde fevereiro de 2022, cabe ao INSS comprovar que o cidadão está vivo. A procura por atendimento nas agências da Previdência ocorreu porque um comunicado (push) foi enviado pelo aplicativo Meu…

Leia Mais

Informes de rendimentos para o IR 2024 devem ser enviados por empregadores até 29 de fevereiro

Os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para enviar aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a 2023. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras aos seus clientes. A disponibilização dos informes de rendimentos é obrigatória e pode ser feita pelo correio ou…

Leia Mais