O que preciso saber antes de pedir demissão?

By Fevereiro 18, 2021 No Comments

Inúmeros são os motivos pelos quais é preciso ser feito um pedido de demissão. Seja por encontrar uma oportunidade melhor de emprego, onde as condições salariais são superiores, por exemplo, ou simplesmente por incompatibilidade com o local atual. E, para isso, é necessário estar atento aos seus direitos para que o acerto esteja de acordo com as leis trabalhistas vigentes.

Há alguns anos, a cultura de estabilidade em uma única empresa por um longo período de tempo, era algo extremamente valorizado pelo mercado, e as pessoas só saíam de suas ocupações, caso fossem mandadas embora. Hoje, sabemos que de certa forma, essa longa estadia em um único local de trabalho, não é o que realmente conta, mas sim, uma somatória de toda a experiência profissional adquirida no decorrer dos anos.

Antes de pedir demissão, pense bem! Ninguém além de você mesmo pode colocar na balança os prós e contras que estão em questão. Nada de impulsividade e, claro, conheça os seus direitos.

Afinal, eu posso pedir demissão a qualquer momento?

Não só pode, como neste caso, a palavra “pedido” deve ser ressignificada, pois em verdade se trata de um aviso. O colaborador faz o aviso ao líder que está solicitando o desligamento, portanto não importa se o mesmo (líder) aceita ou não o “pedido” de demissão.

O patrão pode ofertar uma contraproposta, porém fica a cargo do trabalhador saber se aceita ou não as novas condições.

O que vou receber, caso eu peça a demissão?

O trabalhador receberá os valores referentes aos dias e horas trabalhados que ainda não tiverem sido pagos, ou seja, o saldo de salário e horas extras que não foram compensadas, os 13º salários, caso não tenham sido pagos anteriormente, mais o proporcional até o dia da demissão e ainda as férias que não foram pagas mais as proporcionais ao dia da demissão somando ⅓ desse valor.

Lembrando que estes valores serão finalizados de acordo com o período de aviso prévio, que se estender pelo prazo de 8 a 30 dias da data do pedido de demissão oficializado.

Devo fazer a carta solicitando o meu desligamento?

Sim, essa cartinha é uma segurança para a empresa, ou seja, não trará nenhum problema para você.

O que não tenho direito ao pedir demissão?

Você não recebe:

– O aviso prévio (apenas não será descontado se cumprir o período programado, conforme mencionamos acima);

– Seguro desemprego;

– Multa de 40% do FGTS e não pode sacar o valor depositado em sua conta.

Se está com alguma dúvida referente a este assunto, entre em contato conosco!

Fonte: Jus Brasil