Notícias

O que preciso saber para participar de uma audiência virtual

By Fevereiro 25, 2021 No Comments

Quem poderia imaginar que estaríamos falando em audiência virtual em pleno 2021? O fenômeno teve início no ano passado, com a chegada da pandemia do novo Corona vírus, é uma realidade pela qual todos nós estamos nos adaptando. Recorrer à tecnologia foi a única maneira de evitar um colapso total do poder Judiciário nestes tempos tumultuosos onde a Covid-19 paralisou o mundo.

Acessar as audiências que estão sendo realizadas virtualmente é fácil! O advogado fica responsável por apresentar os números de telefones atualizados dos envolvidos no processo. Logo após, a Vara Judicial encarregada entrará em contato com os participantes, repassando as informações necessárias e orientando como será realizada a conexão da videoconferência.

Anote essas dicas valiosas sobre como portar-se mediante à mesa virtual:

1 – Utilize roupas com uma linguagem mais sóbria. Lembre-se que: mesmo em casa, está participando de uma audiência séria, com profissionais e autoridades legais.

2 – Escolha previamente o cenário perfeito para participar da sessão on-line:

  • Dê preferência para ambientes neutros;
  • Privilegie a boa iluminação;
  • Fique atento aos barulhos ou ruídos que podem invadir esse espaço.

3 – O ideal é o acesso através de um computador, para evitar situações de interferências de chamadas externas durante a audiência, porém, caso não tenha o aparelho disponível, utilize o seu smartphone virado na horizontal.  

4 – Usar fones de ouvido pode ajudar a canalizar a informação, evitando ruídos e perda de informações, por isso, deixe-o reservado!

5 – Confira se o seu microfone está na opção “mudo”. Habilite apenas quando for direcionada a palavra para você. 

6 – Assim que terminar a sessão, fale com o seu advogado para que tenha todas as informações esclarecidas e ele possa direcionar quais serão as próximas etapas.

Pronto! Viu só como é fácil? Agora você já sabe como se preparar para participar de uma audiência virtual.

Se precisar de alguma ajuda, conte conosco!

Fontes:

Conjur

Manual do Advogado